Meu primeiro livro virtual

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O REPRESENTANTE




O propagandista representante de laboratório farmacêutico, só chamado de representante...se existe uma raça danada, essa é uma.
Eu pertenci a esse grupo por anos; hoje, aposentado, evito pensar nele. Dói...e só parou de doer quando descobri que eu não precisava de uma pasta para ser feliz.
Trata-se de um profissional preparado para identificar problemas, encontrar soluções e criar oportunidades em um mercado altamente complexo e sofisticado, como o farmacêutico. Existem empresas especializadas em criar campanhas de comunicação estratégica mas ele é o responsável para colocar em prática, ali nos consultórios médicos, nos ambulatórios e pontos de vendas, sozinho, o que dezenas e até centenas de pessoas elaboraram.Muitas vezes, quando a coisa não anda , é ele quem paga o pato.
Então, se aprimora em três princípios básicos: o da atenção, o da objetividade e o do respeito.
Um bom representante é assim e os há em quantidade honrando esta bela profissão. Eu fui um deles, se tenho um orgulho, é esse.
Havia um temor :a evolução da internet como nova mídia vai extinguir a profissão. Um terminal de computador e pronto.
Todavia,há um estudo que mostra que " as palavras" são responsáveis por nove por cento do entendimento; a " tonalidade da voz" representa trinta e seis por cento e a "linguagem corporal " cinquenta e cinco por cento.Ou seja, falar com ALGUÉM da mesma espécie é melhor do que " falar" com um email ou site.
O ser humano será sempre fundamental, sobretudo quando o produto deve ser bem exposto para que seja corretamente dimensionado à cada circunstância terapêutica.
" os segredos da profissão estão na mala do propagandista"
Um bom treinamento implica no aprendizado, além de técnicas de comunicação, ensinar questões de anatomia, fisiologia e farmacologia. Servirão para embasar o contacto com médicos, enfermeiros (as) , profissionais esses, que dedicam carinho e atenção , não sendo raro o surgimento de amizades duradouras entre uns e outros.
Um representante é um ser solidário, basta um deles cair no desemprego para os demais sairem à procura de uma vaga onde colocá-lo.
-Então você o recomenda, você o conhece bem?
-Nossa Mãe! ponho minha mão no fogo por ele - mesmo que queime, pensa - é de dentro de casa, um irmão.
Muitas vezes não é bem assim...mas é assim que é.
Vendo um deles por ai, com a famosa pasta na mão, pode crer: trata-se de um grande sujeito.Mesmo com uma cara de invocado, como o Ailton ou o jeitão de galo de briga do Wilsão.
Ah! são tantos nomes : Pandolfi, Ailton, Turcão, Daniel, Patinha, Aleixo, Maniçoba, Borsári, Gamaliel, Norberto, Galdeano,Minoru, Isique, Senise, Toshio, Lima, Zazão,Vanni...esse, um grande supervisor, a quem dedico este texto.
Alguns, já assistindo ao espetáculo bem juntinho Dele.
Outros ainda na ativa.
..e eu, com saudade de tudo e de todos.




José Hamilton Brito, membro do grupo experimental da academia araçatubense de letras.










Nenhum comentário: