
Prest’enção.
Eu trabalhei na indústria farmacêutica por muito tempo, mais precisamente como propagandista vendedor de laboratório. É uma profissão na qual o empregador dá todo o suporte técnico para o seu bom desempenho. Assim, aprendi muita coisa e agora reparto um pouquinho . Por exemplo: devemos estar sempre atentos para ver um talento e isso serve em todos os momentos da nossa vida. Certas pessoas "aparecem" sem o menor esforço, radiam uma aura de criatividade, de competência e desempenham atividades, de uma maneira que chega a provocar inveja. Tendo sensibilidade para identificar essas pessoas, pode-se aprender muito com elas. Geralmente, elas se identificam fácil com o que fazem. São enfáticas, dão vida aos seus atos e palavras ; em função disso, são convincentes. Elas acreditam em si mesmas.Mas não são afetadas, usam argumentos comuns, temperados com convicção, sendo essa a característica de pessoa que se identifica com o que faz. Outra coisa que aprendi , foi a usar técnica de comunicação para vender “ o meu peixe”. Assim, fiquei sabendo que nunca devemos começar um diálogo de venda, com uma sondagem fechada. Exemplo: O senhor gosta de televisão Philco? Duas respostas cabem ai: sim ou não. Se for sim, dá jogo.Se for não, vai dar trabalho. Então, melhor será usar uma sondagem aberta, tipo: fale-me sobre suas preferências a respeito de um aparelho de televisão. O interlocutor vai se abrir, vai falar uma série de coisas e o que for de proveito para realizar a venda, é usado.Usa-se sondagem aberta ou fechada durante um processo de convencimento para encaminhar o interlocutor para um ponto onde o fechamento da questão possa ser feito, segundo o interesse que se almeja. A questão da minimização e maximização. Se um fato lhe é desvantajoso, minimize a sua importância. Se ele lhe traz vantagem, maximize-o. Assim, um determinado produto “igual “ ao seu, é mais barato para o consumidor.Olha, não há para um bom vendedor, produto “igual” ao dele. Sempre haverá um detalhe ao qual se apegar. Ai, esse detalhe será maximizado para minimizar a vantagem “ preço” do concorrente. Daí, a necessidade de se fazer sempre a chamada venda comparativa, ou seja, um bom vendedor conhece muitíssimo bem o seu produto e muitíssimo bem o produto concorrente. Então, é preciso estudar muito e por precisar estudar muito é que fica provado, ao contrário do que muita gente pensa, que venda é ciência e não arte.O dito que o vendedor já nasce pronto é balela.Venda é ciência porque tem um objeto de estudo, tem técnicas e processos para aprendê-la. Bem, se eu ganhar alguma grana com essa aula, dou outra qualquer dia.
José Hamilton Brito, grupo experimental da Academia Araçatubense de Letras.
Eu trabalhei na indústria farmacêutica por muito tempo, mais precisamente como propagandista vendedor de laboratório. É uma profissão na qual o empregador dá todo o suporte técnico para o seu bom desempenho. Assim, aprendi muita coisa e agora reparto um pouquinho . Por exemplo: devemos estar sempre atentos para ver um talento e isso serve em todos os momentos da nossa vida. Certas pessoas "aparecem" sem o menor esforço, radiam uma aura de criatividade, de competência e desempenham atividades, de uma maneira que chega a provocar inveja. Tendo sensibilidade para identificar essas pessoas, pode-se aprender muito com elas. Geralmente, elas se identificam fácil com o que fazem. São enfáticas, dão vida aos seus atos e palavras ; em função disso, são convincentes. Elas acreditam em si mesmas.Mas não são afetadas, usam argumentos comuns, temperados com convicção, sendo essa a característica de pessoa que se identifica com o que faz. Outra coisa que aprendi , foi a usar técnica de comunicação para vender “ o meu peixe”. Assim, fiquei sabendo que nunca devemos começar um diálogo de venda, com uma sondagem fechada. Exemplo: O senhor gosta de televisão Philco? Duas respostas cabem ai: sim ou não. Se for sim, dá jogo.Se for não, vai dar trabalho. Então, melhor será usar uma sondagem aberta, tipo: fale-me sobre suas preferências a respeito de um aparelho de televisão. O interlocutor vai se abrir, vai falar uma série de coisas e o que for de proveito para realizar a venda, é usado.Usa-se sondagem aberta ou fechada durante um processo de convencimento para encaminhar o interlocutor para um ponto onde o fechamento da questão possa ser feito, segundo o interesse que se almeja. A questão da minimização e maximização. Se um fato lhe é desvantajoso, minimize a sua importância. Se ele lhe traz vantagem, maximize-o. Assim, um determinado produto “igual “ ao seu, é mais barato para o consumidor.Olha, não há para um bom vendedor, produto “igual” ao dele. Sempre haverá um detalhe ao qual se apegar. Ai, esse detalhe será maximizado para minimizar a vantagem “ preço” do concorrente. Daí, a necessidade de se fazer sempre a chamada venda comparativa, ou seja, um bom vendedor conhece muitíssimo bem o seu produto e muitíssimo bem o produto concorrente. Então, é preciso estudar muito e por precisar estudar muito é que fica provado, ao contrário do que muita gente pensa, que venda é ciência e não arte.O dito que o vendedor já nasce pronto é balela.Venda é ciência porque tem um objeto de estudo, tem técnicas e processos para aprendê-la. Bem, se eu ganhar alguma grana com essa aula, dou outra qualquer dia.
José Hamilton Brito, grupo experimental da Academia Araçatubense de Letras.
2 comentários:
Oii, meu anjo!! Muito obrigada pelos elogios, viu?
Fiquei muito lisongeada e feliz por ter gostado do meu cantinho aqui!!! :-)
Você é um amor!! :-)
Adoro você!! :-)
Bem legal seu texto!! :-)
Realmente, venda é ciência e das complicadas!! hehehe...
Não me dou nada bem com ela! rsrs...
Como sempre,seu blog está um arraso!! Parabéns!!! :-)
Comenta lá no meu de novo, acabei de atualizá-lo!! :-)
Mil beijos e tudo de bom, meu querido!!!
Muito sucesso!! :-)
Tô prestanu!
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