Meu primeiro livro virtual

sexta-feira, 13 de agosto de 2010


Senhores e Senhoras

Aqui fala o comandante deste vôo, que ora decola rumo às eleições; façam um bom percurso e que Deus nos ajude.
É comum ouvir de pessoas de “fina stampa” que eleição é isso e aquilo, que o voto não deveria ser obrigatório, que nas eleições as pessoas deveriam ir para um retiro, que não há renovação de políticos e o resultado é a repetição de velhos vícios.
Quem entra para uma disputa eleitoral, acusa o opositor de fazer política com as “ mãos sujas”; bastou ganhar uma eleição e está lá: não há sabão suficiente.
O cenário não muda, os atores não mudam e o que é pior, permanecemos presos às nossas ultrapassadas convicções: não votar é ruim e outras.
Em verdade, digo: não votar com consciência é pior.
Outro dia li uma manchete: “ a esquerda somos nós”; e eu pensando que esse negócio de direita, centro e esquerda, hoje, fosse coisa de mão de trânsito. Nada disso, sem essas baboseiras, como um político-raposa vai filosofar.
“ Falando assim, até parece que o PSDB está à esquerda do PT”,
“ Mas nós estamos à esquerda mesmo”, “ o PT não é esquerda. Já foi”
Parece coisa do Heráclito.
-Uai, esse eu não conheço, candidato a quê?
-Não é candidato, é um filósofo maluco que dizia que o que é, não é. O que não é, é. O que...sei lá mais o quê. Ou seja, para ele tudo se origina na oposição dos contrários.
Quando a Rita Lavoyer deu essa aula de filosofia no Grupo Experimental, pensei: “ Tadinha, ficou igual”.
Quando um governante é pego com a mão na botija, diz que cometeu equívocos. Quando é o adversário,ai sim, é safado, corrupto.
E o Congresso, as comissões parlamentares de inquérito, como diz famosa música: “ tudo acabado e nada mais...”
Chegou a um ponto a encrenca, que uma política aqui da vizinhança disse: “ hoy, resulta que es lo mismo ser derecho que traidor”
Eis a confirmação do que disse aquele maluco: é mas não parece. Parece mas não é. Deus!.
Então, o que se presume, é que deve haver por parte das pessoas de boa vontade, preocupação para que desenvolvam esforços no sentido de convencer a sociedade a se mobilizar para acabar com a ideia que eleição é porcaria, que todos os políticos são corruptos e que nada mais vale a pena. Somos frutos da política vinte e quatro horas por dia. Ao dar uma descarga, haverá injunções de ordem política no fato.
Na eleição, vá para um retiro, não vote e você verá aumentar o número de crianças na rua, o número de desabrigados, maior delinqüência, maior lotação dos presídios, mensalidades escolares mais caras, menos salas de aulas...e o culpado é você. Sem tirar nem por.
Há quem diga que: “ político de carreira é aquele que faz de cada solução, um problema”
Não sei se é verdade ou não. Para que não corramos o risco, vejamos se entre os nomes a serem sufragados na eleição vindoura, existe algum que não se encaixe nesse perfil.
Parece que as coisas estão melhorando. Enquete da Folha da Região mostra que 47.16% acompanham a vida política.Somemos os 36.93% que procuram se informar e teremos um quadro animador.
É bem verdade que os retiros ficarão vazios mas uma oração estará sendo rezada na postura consciente de um eleitor exercendo a sua cidadania.
Talvez seja por onde começar a ter consciência no ato de votar.


Hamilton Brito, membrodo grupo experimental, da academia araçatubense de letras.

4 comentários:

Rita Lavoyer disse...

Olha, José Hamilton, você escolheu uma imagem bem correta para ilustrar o seu texto. Sabemos, nós, que somos 'normalóides' disfarçados, que é cobra comendo cobra; do mais, mandamos tomar suco de caju, porque de tanto que sentam em cima do rabo, acabam... bem... tomando mesmo o suco de caju.
Votar em quem então, o que o amigo sugere?
Vou votar em você, qual é o seu número? Hum?

HAMILTON BRITO... disse...

Amiga, considere o pleito um criame, um butantã. Assim, vai ter sempre que ser em uma cobra...não há escapatória. Veja ai uma MENOS peçonhenta.

Patrícia Bracale disse...

Eita, que tá difícil por a mão em buraco de cobra, ops, na urna.
Me deu até vontade de fumar um cigarro, trem...

marthinha disse...

Isso tudo me fez lembrar: vote no tiririca, melhor que ta não fica...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É, a coisa é mesmo séria,aguardem porque a cobrar vai mesmo fumar!!!