Meu primeiro livro virtual

sexta-feira, 3 de julho de 2009

JURO QUE É VERDADE


clique na imagem para ampliar e lerl


Na cidade havia uma família, dona de vários nichos de comércio; na verdade, eram quatro irmãos inteligentes, empreendedores e cada um à sua maneira. O mais velho, mais comedido e elegante; o segundo, mais inclinado ao primeiro; o terceiro gostava de uma "muvuca", ao terceiro.

De um negócio pequeno começado pelo pai, montaram um império comercial na cidade e região. Naquele tempo, o comércio cerrava as portas aos sábados, ao meio-dia mesmo; alguns funcionários ficavam ali por perto da loja, nos bares, tomando umas e outras, jogando um truquinho com os amigos e discutindo "miolo-de-pote" antes de tomarem o rumo dos lares.
Em um deles, chega ao bar o terceiro, acompanhado de um amigo também comerciante, com um plano "muvucal" já elaborado.
Chegaram rindo, falando sobre futebol e, aos poucos, foram elevando a voz, proferindo palavras ofensivas, e a coisa foi se agravando. Um senhor que estava por perto procurou chamá-los à razão, pediu que não discutissem, que aquilo era feio, etc, etc.
De repente, o terceiro saca de uma arma de fogo, aponta para o amigo e diz: "Vou te matar, desgraçado!".
Da palavra ao ato, dispara a arma. O cúmplice leva a mão ao peito, olhando com espanto. Uma mancha de sangue começa a aparecer. Imediatamente, vira a arma para o senhor que tentava serenar os ânimos e diz: "E mato você também!".
Bem na frente do bar ficava se sabe como, o ameaçado senhor passou por elas em desabalada carreira... estaria correndo até hoje.
Estaria. Correu pouco, pois ficou sabendo da treta.
Ficou sabendo que a briga não era briga, que a arma era de brinquedo e o sangue era mercúrio cromo, cujo recipiente, apertado pela mão, estourou e manchou a camisa.
Ficou mais de mês por ali, esperando os "muvuqueiros" aparecerem. Dizem que o facão que o homem trazia nas mãos era de considerável tamanho. O delegado, avisado do fato, nem tomou conhecimento, pois se não fosse daquela vez, haveria uma outra.


José Hamilton da Costa Brito é membro do Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras

Nenhum comentário: