Meu primeiro livro virtual

terça-feira, 20 de abril de 2010

O REPRESENTANTE




O propagandista de laboratório farmacêutico, chamado de representante...se existe uma raça danada, essa é uma.
Eu pertenci a esse grupo por anos; hoje, aposentado, evito pensar nele. Dói...e doeu até eu descobrir que eu não precisava de uma pasta para ser feliz.
Trata-se de um profissional preparado para identificar problemas, encontrar soluções e criar oportunidades em um mercado altamente complexo e sofisticado, como o farmacêutico. Existem empresas especializadas em criar campanhas de comunicação estratégica mas ele é o responsável para colocar em prática, ali nos consultórios médicos, nos ambulatórios e pontos de vendas, sozinho, o que dezenas e até centenas de pessoas elaboraram..
Então, se aprimora em três princípios básicos: o da atenção, o da objetividade e o do respeito.
Um bom representante é assim . Eu fui um deles, se tenho um orgulho, é esse.
Havia um temor : a evolução da internet como nova mídia vai extinguir a profissão. .
Todavia,há um estudo que mostra que " as palavras" são responsáveis por nove por cento do entendimento; a " tonalidade da voz" representa trinta e seis por cento e a "linguagem corporal " cinquenta e cinco por cento.Ou seja, falar com ALGUÉM da mesma espécie é melhor do que " falar" com um email ou site.
O ser humano será sempre fundamental.
" os segredos da profissão estão na mala do propagandista"
Um bom treinamento ensina , além das técnicas de comunicação, questões de anatomia, fisiologia e farmacologia. Embasarão os contatos com médicos, enfermeiros (as) , profissionais esses, que dedicam carinho e atenção , não sendo raro o surgimento de amizades duradouras entre uns e outros.
Um representante é um ser solidário, basta um deles cair no desemprego para os demais sairem à procura de uma vaga onde colocá-lo.
-Então você o recomenda, você o conhece bem?
-Nossa Mãe! ponho minha mão no fogo por ele - mesmo que queime, pensa - é de dentro de casa, um irmão.
Quantas vezes um colega está dinheiro para as viagens no setor e trabalha no carro do amigo, concorrente direto. Como visitam o mesmo médico e na mesma hora, a coisa fica mais ou menos assim:
_Doutor, represento o laboratório tal e tenho aqui o melhor antibiótico do mercado pelas características e benefícios tais.
Em seguida, vem o outro e conta a mesma história de outro antibiótico do MESMO princípio ativo, só que de nomes fantasias diferentes.
E o médico ouve os dois atentamente, deve rir intimamente e o barco "anda" com os seus felizes ocupantes.
Isso, absolutamente,não acontece em outra ´profissões.
Vendo um deles por ai, com a famosa pasta na mão, pode crer: trata-se de um grande sujeito.
Ah! são tantos nomes : Pandolfi, Ailton, Turcão, Daniel, Patinha, Aleixo, Maniçoba, Borsári, Gamaliel, Norberto, Galdeano,Minoru,Delfino,Oswaldo,Fabião, Sadam, Isique, Senise, Toshio, Lima, Zazão, Carlinhos, Vanni...esse, um grande supervisor, a quem dedico esse texto.
Alguns, já assistindo ao espetáculo bem juntinho Dele.
Outros ainda na ativa.
...e eu, com saudade de tudo e de todos.


José Hamilton Brito, membro do grupo experimental da academia araçatubense de letras.

2 comentários:

Rita Lavoyer disse...

Obrigada pela boa aula. Aprendi o que significa ser um 'representante'. Aliás, você representa bem. Fez teatro onde?

Rita Lavoyer disse...

Então, eu acertei! Fez teatro, tem desenvoltura, se coloca em cena e conquistou o sucesso, tanto como representante, como na arte literária.