Meu primeiro livro virtual

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Carlinhos, do cavaco


Folha da regiao - 25/01/2012
Caderno VIDA - Soletrando






Segundo Rubem Alves, Riobaldo, personagem criado por João Guimarães Rosa, teria dito:
-Toda saudade é uma espécie de velhice...
Diz ainda Rubem:
...sua alma sabe o que merece ser lembrado.
O grupo Amigos da Seresta tem na alma e a ALMA – Associação livre dos músicos Araçatubenses - também tem inúmeros “ o que “ para serem lembrados. Se toda saudade é mesmo uma espécie de velhice, estamos orgulhosamente senis.
Tudo começou com o Elizeu Carlos Martins que auxiliado pelo Dr.Walter |Tinti, idealizou e estruturou o Amigos. . Viveu em função da seresta e dos seresteiros. Espírito empreendedor, dinâmico, rigoroso nunca permitiu que os membros perdessem o elo. Quando entrei na turma, a minha primeira apresentação foi a sua última. Ainda o vejo sentado na cadeira de rodas, lá no palco, dando o seu adeus àquilo que tanto amava.
Depois perdemos o Amauri dos Santos, que eu conheci como representante de um laboratório farmacêutico. Bonachão, dentro de uma estampa de fino trato que ele cuidava muito bem, bela voz e amante dos boleros. Quantas vezes a gente encrencou quando ele trocava a letra desta ou daquela música...teimoooso!
Estamos sempre iniciando um novo ano em nossas vidas, mas este ano que começa, já vai levando mais um.Particularmente, leva-me dois, já que perdi o meu amigo de videokê, o inigualável cantor de sambas Jajá: Jair Antônio Neto.
E la nave vá...
Indo, agora nos leva um virtuoso no cavaquinho e mais do que isto, um homem digno, sensível , companheiro:
CARLOS SANTIAGO
Quantos aprenderam com o Carlinhos do cavaco a bem afinar a corda mi, que ele costumava estourar quando se aborrecia com qualquer coisa. Com a maior cara de pau, dizia:
-Nossa, que pena ! Justo na sua vez.
Quantos aprenderam com ele a ser amigo dos amigos, a cumprirem com os compromissos profissionais assumidos.
O conheci na pizzaria Bela Nápoli, como integrante do conjunto Seresta Sete que acompanhava o Doutor Renato Monteiro, que por certo perdeu um grande amigo. Carlinhos sempre se referiu ao médico com profundo respeito e gratidão.. Em setembro de 2009 escrevi a crônica Rolando com a música e nela me concentrei mais na gigantesca figura do seresteiro Dr.Renato.
Carlinhos abraçou-me demoradamente. Disse-lhe:
-Nossa! Falei quase nada de você.
-Sim, mas falou muito do meu irmão.
Natural de Monte Azul Paulista, terra do meu finado e querido tio Antonio Rodas ( nossa! Como nasce gente boa em Monte azul), passou por Guararapes antes de vir para Araçatuba, onde na rádio difusora foi companheiro do hoje coordenador do Amigos da Seresta, o Aurélio Rosalino. Com o professor Beltrão dos Santos, Geraldo Monteiro, Agnaldo “o italianinho”, os percussionistas Osmar Ferreira, Antonio Carlos Lopes, “ o Nico do pandeiro” e eventualmente com a presença do neto Alex, formou o conjunto de músicos do grupo. Neste, ainda cantando e no pandeiro, a graça de Maria Lúcia Zelocche, esposa do coordenador musical, professor Beltrão.
Pensam o quê?
Carlinhos dava dura em todo mundo. Um i sem pingo e lá vinha bronca. Eu mesmo...Nossa Senhora!
“ Na mansão do Senhor tem muitas moradas...”
Então Pai, dê aos nossos amigos a paz que merecem.
Ah! E para o Carlinhos providencie um suprimento extra de cordas mi...Afinal, nunca se sabe


Hamilton Brito, grupo experimental da academia araçatubense de letras. ciadosblogueiros.blogspot.com, site aracatubaeregião.com.be

4 comentários:

Universo Infantil - Cida Valadares disse...

Amigo Hamilton,

gostei de ter vindo aqui, meio que correndo, confesso, mas não faltará oportunidades para que eu volte e, nem vontade.
Parabéns pelo jovem que é, pelo ainda estar aqui e Deus nos permita... por muito tempo.
Plo que entendi, toca cavaquinho, é isto?
Eu amo esse instrumento. Sou amiga do Valdir Silva aqui de minha Belo Horizonte e já assisti a diversas apresentações dele no projeto - Minas ao Luar/Serestas.
Espero que nos falemos outras vezes e, amei ter recebido suas letrinhas...
Um abraço.

Cida Valadares

Universo Infantil - Cida Valadares disse...

DEixo-lhe o endereo de meu site -
www.arte.poesia.nom.br

Rita Lavoyer disse...

"...espécie de velhice"
Posso discordar do renomado Rubem Alves, pois quando quero rejuvenescer busco na saudade uma força estranha, tão estranha que nem sei nomear.
Uma criança sente saudade e não é velha, mas pode envelhecer se não trouxer para o presente as lembranças de ontem. Saudade é o ontem. Será o ontem, mas como dizia o meu avô : Faça o que tenha que fazer, lembre o que merece ser lembrado para não sentir saudade do futuro."

Paulo Telles disse...

Saudações Hamilton.

Excelente blog o seu, minhas sinceras congratulações.

Estou realmente te seguindo. Obrigado pela visita ao meu espaço. Caso tiver interesse em seguir meu blog será um prazer.

Cordiais Saudações.

Paulo Néry
Filmes Antigos Club Artigos