Meu primeiro livro virtual

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

bom ano novo



    Folha da Regiao - Caderno Vida  -  Soletrando -   09/01/13




 Bom ano novo, mas responda.

        Hamilton de Brito


“E quando o inverno passar, viveremos uma intensa primavera ..."
Uma frase simples, não sei quem a pronunciou, tanto que a coloquei entre aspas.
O que ela revela?
Otimismo.
Dizem que o otimismo propicia o surgimento de enzimas que potencializam qualquer terapia medicamentosa e abreviam  a cura de doenças. Lembra da Bíblia: a tua fé te curará. Ou ainda: a fé remove montanhas.
Para o pessimista o mundo é um lugar inseguro, cheio de esquinas escuras, habitado só por corintianos.
Assistindo um filme, que por sinal recomendo por ser muito bonito, Hora  de partir, com Morgan Freemam e Jack Nicholson, em dado momento, estando ambos nas pirâmides do Egito, um disse ao outro:
-“Os antigos egípcios diziam que quando uma alma chegava ao paraíso, duas  perguntas eram feitas e dependendo da resposta , poderia nem entrar “.
  Eram :   Encontrou a alegria da sua vida?  Proporcionou alegria a alguém?                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Pelo sim ou pelo não,  como há muita sabedoria nelas, o melhor que se pode fazer e procurar respondê-las afirmativamente.
Muitos temores cruzam pelas nossas vidas e não podemos deixar que prosperem, tirando-nos a segurança que precisamos para ser felizes.
Se a sua felicidade pode estar dependendo de alguém, aceite-o (a)  com tranquilidade e totalidade. Faça como Hamlet em relação à Ofélia:  Duvida de que os astros sejam chamas, duvida de que o sol gira, duvida da própria verdade, mas não duvida que eu te amo”
Prosseguindo com Shakespeare, Hamlet mostra que não se deve fazer pouco do amor e que quem o faz, desperdiça a  vida.
E quem desperdiça a própria vida não vive em alegria e não a proporciona a outro.
Mas por que enfocar o amor como elemento para a busca da felicidade?
Porque a única forma de ser feliz é  proporcionar felicidade a outra pessoa...ou outras.
Outras, não quer dizer todas ao mesmo tempo, não estou sugerindo todas de uma vez e sim uma após outra. Caso contrário, vira...Deixa pra lá.
Está no dicionário: Amor:  sentimento que faz alguém querer o bem de outrem ou de alguma coisa.
Já que lutar é preciso,  que seja feita com coragem e determinação E a melhor maneira é cultivar bons valores de vida.
Aí sim você proporcionará alegria a outro e faça-o  porque o destino do nosso espírito vai corresponder a tudo aquilo que nós praticamos  na vida, como já disse  Sócrates. O diabo do grego pensou em tudo ...
Estava escrevendo estas mal traçadas, quando recebi um email de um amigo de apurado gosto , o coronel Marcos de Bonis, com uma poesia de  Vicente de Carvalho e dela extraio as duas últimas estrofes:
Essa felicidade que supomos,
Árvore milagrosa que sonhamos,
Toda arreada de dourados pomos,

Existe, sim, mas nós não a alcançamos,
Por que está sempre apenas onde a pomos,
E nunca a pomos onde nós estamos.

.Meu sobrinho, o músico Marcelo Amorim  ressalta   a silabação poética em seus decassílabos sáficos e heroicos. Sem contar a maravilha dos trocadilhos com o substantivo e o verbo: "pomos".  Bom menino...
Uai, então é simples. É  colocá -la onde estamos.... Fácil, não é. Também ,  fosse, que graça teria?
Quer saber , a gente deveria ter em mente que já somos afortunados por estarmos vivos e mais ainda , com saúde e uma certa graninha para gastar.
É preciso pensar ainda que da morte ninguém escapa, assim, só resta um caminho: viver o melhor possível e de preferência dividindo os lençóis, cruzando os dedinhos dos pés. Dividiu, cruzou,  já está fazendo alguém feliz.
...E  as duas perguntas serão respondidas afirmativamente.
Lembre-se :  não respondendo  assim,  você poderá ser mandado  pra não sei onde e lá ter que dividir espaço com o Heitor Gomes, com o André  Bernardes, com a Elaine Alencar,  com Ventura Picasso, com o Consolaro ,com a Wanilda Borghi  com o José Roberto Teixeira  e posso garantir , sua vida vai ser mais infernal  ainda.

Membro do grupo experimental da Academia Araçatubense de Letras-ciadosblogueiros.blogspot.com

Nenhum comentário: