Meu primeiro livro virtual

sábado, 4 de outubro de 2008

BIOGRAFIA

A senhora Suma Itinose é de família oriunda da província de Saga-Ken, cidade de Ohmali,lá na distante terra do sol nascente e do lindo Fuji.Casou-se aos quinze anos com Kansuke Itinose e com ele chegou ao Brasil em 1914.
Teve os filhos: Massako Itinose, falecida, Hirose Itinose, contador e jornalista, falecido; Yassuto Itinose, advogado e funcionário aposentado da polícia técnica; Sadami Itinose, engenheiro químico; Mituyo Itinose, professor aposentado e Etsuko Itinose, farmacêutica.

A FAVOR DA VIDA

E então Deus disse : amai-vos como eu vos amei e crescei e multiplicai. Do conselho, partiu logo o bom Deus, para a ação: nos legou Suma Itinose.
Veio para o Brasil para lutar pela sua vida e a de tantas...
Sobre a vinda, assim se pronuncia o filho Hirose, em poema dedicado à mãe: ¨navegando no vagaroso Wakasa-Maru, dia após dia, noite após noite, nas profundas e misteriosas águas do Pacífico, atravessando o chegando às terras sagradas de Santa Cruz¨.
Residiram primeiramente na região Araraquarense, município de Matão, cidade que dá nome a uma linda valsa. Só poderia ser assim, uma senhora tão sensível em uma cidade musa de linda canção.
Veio para a região de Araçatuba, já como proprietária de dez alqueires de terra no bairro Água Limpa. Trazia experiência na lavoura do café e aqui incorporou conhecimentos sobre a lavoura do arroz.
Suma Itinose era parteira formada no Japão.
Durante a viagem atendeu a inúmeras parturientes e todas foram felizes, dada à sua habilidade. O trabalho árduo na lavoura não lhe prejudicou e não importava a hora, antes ou depois do trabalho atendia aos chamados. Principalmente durante,largava tudo para que alguém tivesse competente assistência ,
Amai-vos como eu vos amei.
Ninguém levou mais a sério estas palavras.Com os filhos já adultos, vieram para a cidade de Araçatuba. Corria o ano de 1926. Em 1927 , ingressaram na atividade comercial, com um armazém de secos e molhados. Na cidade grande, ficou conhecida pelo caráter e pela habilidade de parteira. Ficou conhecida como Maria parteira,
Este respeito e admiração foi-lhe dado de maneira oficial.
E aqui cito um fato que me é particularmente grato,
Por estes motivos que só Deus explica, recebi a grata incumbência de fazer esta crônica e poder fazer a referência de que o título de Cidadã Araçatubense foi outorgado na mesma sessão que outorgou o mesmo título à Dona Elza Vieira de Brito Zonetti, minha tia. Esta pela a assistência social desenvolvida durante toda à vida.Aquela por ter sido a primeira parteira profissional da cidade.
Ambas, pelo caráter e grande sentimento de humanidade.
Por tudo isso e por muito mais, posto que aqui a expressão poço de virtudes se aplica bem, dona Suma foi reconhecida pela sociedade Araçatubense.
Confúcio disse: seja sincero, exigente e suave¨
Dona Suma Itinose era assim mesmo; tranqüila, suave, delicada mas dotada de grande energia e dedicação e estas qualidades passou aos seus filhos.
A todos os que deixaram as sua terras e vieram para cá,sobretudo à dona Suma e seus descendentes, nossa imorredoura gratidão, para como disse Drumond, contribuírem para que fiquemos mais ricos em qualidades humanas

Nenhum comentário: