Meu primeiro livro virtual

terça-feira, 8 de setembro de 2009

RONDANDO COM A MÚSICA






Rondando com a música

“ Se o ideal que sempre nos acalentou, renascerá em outros corações”. Charles Chaplin.

A história musical de Araçatuba é muito bonita, tão rica em talentos, que só um iniciado não consegue enxergar tanta gente boa fazendo música da melhor qualidade.
Não só o Chico Buarque, Bonfá, Gil, Caetano, Pixinguinha e outros, dignificaram a canção brasileira.
Ah! Araçatuba não faz nada que se aproveite em matéria de produção musical, nossos músicos deixam a desejar, é o que se ouve por ai.
Façamos uma ronda pela nossa música, então.
Vamos citar, como começo de prosa, um que se fez médico, mas já nasceu seresteiro: o doutor Renato Costa Monteiro... Sem dúvida, o maior nome na seresta desta cidade. Na medicina se ombreou com feras da sua época: Dr.Cotrim, Dr.Cardilli, Dr.Uchoa, Dr.Katsuda e na música brilhou tanto quanto.
Seu nome é respeitado, clinicando ou cantando . Com seus amigos Carlinhos, Geraldo, Dornelas, Rufino, Veriano Bispo, formou um belo grupo de seresta poetizando as noites, seja na cantina Bella Nápoli ou na Newton”s Pizzaria, principalmente
Possui o maior e melhor repertório; passeia facilmente por Pixinguinha, Adoniram, Guilherme de Brito, Chico Buarque, Ataulfo Alves e seleta companhia. Chão de estrelas, de Sílvio Caldas e Orestes Barbosa é a música da sua vida. Quer que os amigos a cantem na sua despedida....
Ouso dizer que a música “Sentimental demais” de ERvaldo Gouveia e Jair Amorim, foi escrita tendo o médico-seresteiro como fonte inspiradora, tamanha a sua sensibilidade.
São tantos: Maestro Brandini e , com ele, o excelente pistonista Jurandir Croti - o Jura - vindo de Gervásio e sua Orquestra , do Paraná, para brilhar nos carnavais de Araçatuba. Há quem se lembre ainda do saxofonista Milton.
Manfredini, o grande maestro de “Os Guanabaras” onde pontificava o pistonista Moacir.
Dona de belíssima voz e inesquecíveis performances: a Meire, cantando no Bola-Sete.
Marcou época o conjunto “The Yellows” com Rafa, Carlinhos, os irmãos Arthur e Dorival e Giba. Esses correram mundo, mostrando excelentes músicas em casamentos, bailes de debutantes e de formaturas; há que serem citados os conjuntos Corda e Vozes e o Tuba trio.
Quem gosta de boa música, pode ver Kadá, Bola, Querô , César Menezes, Mazzini, Mauro Brito, Marcelo Amorim, o violão “xonado” do Jorginho, o professor Beltrão e seus companheiros do Clube da Seresta.
Aos sábados, entre meio dia e cinco horas, ali na esquina da Torres Homem com a Chiquita Fernandes, Dr. Renato se apresenta com o exímio violonista Mário Eugênio, que integrou o famoso Astros do Amanhã, do saudoso Edson Gabariti, o Bolinha. Mário, gentilmente, acompanha quem queira mostrar talento... E os há, em quantidade e qualidade: José Soares, Militão, ainda o Giba, mostrando que o tempo não diminuiu seu grande talento.
É o sonho do grande médico-seresteiro: que o gosto pela seresta sempre renasça em outros corações.

José Hamilton Brito, membro do grupo do grupo experimental da Academia Araçatubense de Letras

Crônica publicada na Folha da Região - dia 10 de setembro de 2009 - Caderno Vida -Soletrando

Um comentário:

Rita Lavoyer disse...

José Amigo da Costa Brito, através de você eu consigo rondar pela boa música de Araçatuba. Continue nos presenteando com elas, meu marido e eu agradecemos. Obrigada.