Meu primeiro livro virtual

sábado, 30 de julho de 2011

Discurso de Formatura - ano 1973


Execelentíssimo senhor Dr.Clóvis de Arruda Campos, digníssimo inspetor do ensino superior.Excelentíssimo senhor professor Oswaldo Costa, digníssimo diretor da Faculdade de filosofia, ciências e letras de Araçatuba. Excelentíssimo senhor professor doutor Lázaro Fagundes Penteado.
O dia 23 de agôsto de 1973 será sempre lembrado por todos nós, porque marca o fim de uma etapa. Mas é um final que nos possibilita iniciar uma atividade - a da educação - a qual, de todas as áreas da atividade humana é a que oferece menos a curto prazo, mas cuja recompensa ao longo da vida é incomensurável. Só o tempo mostra os resultados.
O idealismo que nos envolve e que com a graça de Deus haveremos de conservar em nossas vidas, nos permite dizer que não nos preocupam as recompensas materiais, não nos vêm à mente as dificuldades que encontraremos mas que estamos com o firme determinação de darmos o que de melhor temos em benefício da tarefa que nos propomos realizar.
E o que temos de melhor para dar?
Temos nossa juventude aliada a uma grande vontade de vencer pela realização da nossa sublime tarefa.Exemplos, os temos em quantidade e não precisamos buscá-los fora do nosso meio; a providência divina os colocou no nosso dia-a-dia escolar. Aqui lhes deixamos nossa imorredoura gratidão.A voz do dever está a nos chamar, aqui e lá ao longe. Saberemos ouvi-la e atendê-la; nos comove o seu chamado.Ela terá de nós a humildade e a perseverança e saberemos honrar a confiança e a seu serviço nos completaremos.Diz Jacinto Prado Coelho, em A EDUCAÇÃO DO SENTIMENTO ESTÉTICO:¨O que faz a grandeza do educador é o poder de moldar as almas segundo uma concepção íntima do homem. Nada do que é humano pode ser alheio ao professor¨.Bem, construções assim não as fazemos ainda. Linguagem técnica, estilo elegante e bonito...mas sentimos essas coisas.Percebemos que é assim e isso nos dá a prova de que estamos com a firme determinação de cumprir a nossa tarefa.
Continuam esperando frases rebuscadas, citações latinas ou gregas? Não as tereis.Não, porque resolvemos que neste dia falaríamos com nossas próprias palavras, do nosso jeito. É o dia da nossa formatura.Hoje o somos por direito e amanhã o seremos pelo cumprimento efetivo. O Brasil caminha célere para um futuro grandioso e que não está longe.Será que acompanheremos os seus passos?Sim.Nós vos prometemos...e que ele acompanhe os nossos.

Hamilton Brito, membro do grupo experimental da academia Araçatubense de letras, ciadosblogueiros.blogspot.com e site aracatubaeregião.com

3 comentários:

Cidadão Araçatuba disse...

Quantos ainda mantem essa determinação?
A profissão de professor é nobre demais, e não poderia ser subjugada como está, jamais!
Como a nossa sociedade regride deixando as crianças sem educação básica, sem civilidade fora dos lares, as famílias (a excessões!)jogam eles nos braços da escola, que desaparelhada nada,ou muito pouco pode fazer, resta a opção de "adotar" os que assim querem.
Aos demais, apenas a progressão continuada...
Legal, então a sua formação é de professor? Rapaz...
Abração!

Rita Lavoyer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rita Lavoyer disse...

Bem, quanto eu li o texto lá no meu e-mail, fiquei assustada. Por que tanta melancolia? pensei. De onde será que esse homem desabotoou essa oratória de palanque pra discursar nesta altura da vida? Será que endoidou o meu amigo? Chegando aqui vejo que o título é "Discurso de Formatura".
Perdoa-me, colega, por julgá-lo, por um instante, maluco.
Vamos lá... ficou legal.