Meu primeiro livro virtual

sábado, 23 de julho de 2011

Sarau dos blogueiros? ah! tá....


Sarau do escritor



O dia 25 de julho é dedicado ao escritor. A Secretaria da Cultura realizou um evento literário comemorando a data e deu-lhe o nome de sarau dos blogueiros. Para o sucesso do empreendimento contou com a colaboração, digamos, presença dos blogueiros, do grupo experimental da Academia Araçatubense de letras e da própria Academia.
Contamos, digo contamos porque estivemos participando da realização junto com o professor Consolaro,com a acadêmica Cecília Vidigal Ferreira, com Wanilda Borghi, Elaine Alencar, Ana Almeida, Marianice Paupitz, Emília Goulart, com uma boa divulgação tanto da Folha da Região quanto de outras mídias, como do site aracatubaeregiao.com.br e do blog cidadão Araçatuba e da própria ciadosblogueiros.blogspot.com.
O recinto estava lotado, a freqüência foi ótima e quem não foi, perdeu....Mas quem foi?
Bem, os blogueiros de Araçatuba não prestigiaram um evento que levou o seu nome; claro, alguns foram, mas no universo dos que poderiam ter ido....Que vergonha!
Da Academia só a Cecília Ferreira porque o Consa estava lá como Secretário da Cultura. Sim, muitos têm motivos para não terem comparecido. Uns, viajando. Outros idosos ou doentes, outros respondendo naquele momento por compromissos profissionais...mas só a Cecília? Só meia dúzia de blogueiros?
Fica provado que falar em cultura é muito diferente de fazê-la. No evento, tivemos um garoto de treze anos, o Pedro. Levou o seu livro já editado, mostrou orgulhosamente o seu blog. Queria conhecer membros da Academia de Letras...só conheceu dois.
-Mas Seo Zé, quantos são os acadêmicos.
_ Uai Pedro, são estes dois que você conheceu; não liga não meu filho, eles valem por um montão.
Fico meio agastado porque vejo professor tristonho; dedica-se à cultura, é criticado mais que elogiado, dá a cara à tapa e aqueles que lhe são afins pelos laços da cultura não o prestigiam, ignoram os eventos que a sua secretaria organiza...que coisa, meu!
_ Ah! Mirto, deixa pra lá. Fala nada não.
Fala nada não?....fala nada não e a coisa perpetua-se? Sei que vão descer a ripa em mim, mas se não falo, não durmo; fico rolando na cama e uma voz falando nos meus ouvidos: não falou de meeeedo, não falou de meeeeedo...
E os blogueiros querendo entrar na Academia....ainda bem que tiveram suas pretensões barradas. Não iriam inovar em nada estando lá.


Hamilton Brito é membro do Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras, da ciadoblogueiros.blogspot.com e do site aracatubaeregiao.com

5 comentários:

marthinha disse...

Lamentavelmente essas coisas acontecem.
Ontem paticipei de uma importante reunião, onde os presentes contei nos dedos...snf
O palestrante saiu tristinho de dar dó.

Simone Leite Gava disse...

Oi meu querido amigo!Eu participei... rsrsrs, mas senti em não ir. Adoro, você sabe! Última semana que meu filho estará de férias e como trabalhei estes dias até tarde, acabei atrasando. Mas eu estava lá, de coração. Fiquei contente que foi um sucesso. Organiza um sarau no MAAP, o espaço está lindo!

Abraços com amor,

Simone Leite

Beatriz Nascimento disse...

Tenho orgulho de fazer parte do GE e da Cia dos Blogueiros, mas confesso que me senti um peixe fora d'água no Sarau. Gostei da organizacao, do espaco, de tudo... acompanho de longe o trabalho da Secretaria de Cultura e tudo o mais, e estou muito feliz em saber que Aracatuba está mudando... porém, mesmo depois de tantos anos de grupo me sinto tímida ao exprimir oralmente os meus poemas...

Abracos.

Cidadão Araçatuba disse...

Não pude comparecer, pois tinha compromissos no trabalho, mas confesso que fiquei triste em não ter podido ir.
Mas outras oportunidades existirão (espero!) poderíamos montar uma reunião desse tipo no calçadão, num sabadão,no shopping, que são espaços populares, onde cada um também poderá manifestar a sua arte, e cuja reunião não será tão "burguesa".
E também Zé, não é por isso que o mundo acaba né?
Até entendo sua "revolta" amigão,liga não, nóis é caipira, mas é jóia!
Abração!

Rita Lavoyer disse...

José Hamilton, obrigada pelo comentário no meu texto, lá na cia dos blogueiros. Só um lembrete: Não somos absolutamente nada se estivermos sozinhos. Os trietos são o sucesso que são por há três pares de mãos envolvidos neles. Não pense que faz poesia sem a dor que o outro te causou, sem a alegria que o outro te proporcionou, sem a beleza da natureza que o Criador te ofertou. Não pense que os gigantes carregam suas pernas sozinhos. Pense grande na união. Obrigada por engatinhar comigo.