Meu primeiro livro virtual

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CONFITEOR






Você é realmente livre?

Perguntaram-me e sinceramente acho que sou mas confesso que às vezes...

Temos liberdade de fazer tudo o que nos dá na cabeça?

Na verdade, sempre que se assume um comportamento ético, o cidadão está abrindo mão da sua liberdade para obedecer o código de conduta que a sociedade elaborou através dos tempos e no qual ele ,livremente, se inseriu. Poderia não tê-lo feito, como muitos.

Ele é livre para obedecer ou não ao contrato social e ai reside o exercício do livre arbítrio.

Então, não acredito em destino, que seria aquela sucessão de fatos que podem ocorrer ou não, considerados como resultado de causas independentes da vontade do homem.

Se eu escolho e gerencio bem o meu projeto de vida, as causas independentes que possam ocorrer e que possam prejudicá-lo serão frutos de variáveis ligadas à mecânica social nos seus mais diversos aspectos e nunca algo que remeta a ter sorte, fado , fortuna.

Exemplo: uma poupança arduamente conseguida ser abatida por uma situação econômica adversa, para mim, não tem nada a ver com sorte.

Assim use bem a sua liberdade, até porque, como disse Jean Paul Sartre: “ estamos condenados a ser livres “.

Nossa liberdade é dócil; a indócil, como disse Shakespeare “ é domada pela própria desgraça “

E como pode ser esta desgraça?

Pode vir na forma de um voto mal dado em uma eleição.

As eleições estão chegando.O tempo que no separa dela não é bastante para as nossas reflexões, para uma pesquisa bem elaborada sobre o nome com maior probabilidade de uma boa gestão da coisa pública. Se eu escolho bem, após demorada análise, diminuo as probabilidades de variáveis negativas que possam prejudicar meu próprio projeto de futuro.

A história da cidade não está ligada apenas às pessoas que circunstancialmente a tenham dirigido , mas a todos os seus habitantes. Se há culpados pelos erros cometidos, somos todos.

Quando se lê certos editoriais sobre as ações de governo , fica-se a pensar que ...não há governo.

Outro dia li que ele sabe arrecadar mas não sabe evitar roubos como se fosse só sua atribuição, fazê-lo. Um governo, somos toda a sociedade constituída. Se há falcatruas, malversação da coisa pública é preciso que se tenha em mente que não só o executivo é governo. O Legislativo e o judiciário também são.

Temos ainda um instituto jurídico chamado AÇÃO POPULAR que é um instrumento que pode ser usado por qualquer cidadão que esteja na posse dos seus direitos políticos, sempre que julgar que o patrimônio público esteja ameaçado. Pouquíssimos o usam.

Mas pode-se evitar tudo isso votando bem, usando da liberdade de decidir pela melhor opção mas é um exercício que se desenvolve progressivamente, durante toda uma vida.Usar de uma convicção responsável nas nossas decisões não é coisa de momento. É preciso praticá-la.

Se você é um eleitor jovem, pense nisso. Depois, ficar pelos bares da vida , pelos jornais e outras mídias, denegrindo a imagem de qualquer governo , não adianta nada. Não foi você quem escolheu mas foi o seu pai, seu irmão, é a sociedade à qual você pertence.

O seu carro caiu em buraco , quebrou a roda, o eixo ...o culpado pode ter sido você. Primeiro porque não brecou a tempo. Depois porque não soube votar.

Como se pode ver: é simples.

Omissione?....mea culpa?

Mea não....tua.

Hamilton Brito, membro do grupo experimental da Academia Araçatubense de Letras, ca ciablogueiros.blogspot.com,site aracatubaeregião.com.br e Novapvb-associação poéticavirtual do Brasil

9 comentários:

Cecilia Ferreira disse...

Eu hein? Nem votei nos homi! Mea culpa por fazer parte de suposta minoria honesta? Pois seja, bato no peito feito King Konga.

Rita Lavoyer disse...

Quero ver o próximo chegar e não fazer a mesma ... digo coisa.
Você pode refletir o tanto que você supos aí no seu sermão, mas quero ver você dizer que escolheu bem porque refletiu ante de votar e o eleito colocar , lá dentro, gente em quem você não votou. E daí?
Responde agora!
Bem diz você que o governo não se faz sozinho... hum .... ele precisa pôr gente lá dentro... e que tipo de gente...?

É o eleitor que vai escolher quem são os "de confiança daquele que foi eleito com o teu, com o meu voto?"

vc. votou nese tipo de gente que se rscolhe debaixo da... da manga?

Então... vai demitir perde coligação, aquela com a qual você não se simpatiza.

Perdoe-me o amigo, gostei demais do seu texto, muito bem elaborado. Mas escrever, ainda que um editorial, tem sido fácil.
Vai votar pra ver! Eleição é uma prova que quer nos reprovar, sempre.
Taí, nunca acerto uma questão daqueles XXXXs!

HAMILTON BRITO... disse...

Caraca...
Pelamordedeus...será mesmo Mea culpa?
Omissione mea?
Resumo: há que se pensar bem para votar. Eu pensei e votei na atual situação...que está aí com o seu resultado.E assim será te que Deus me leve.Se eles não me correspondem e fazem desmandos o que faço eu? Uso dos recursos que a lei me faculta. Não. Nem eu, nem você e nem ninguém.Quem vc conhece que já entrou com uma ação popular contra qualquer governo. O caso do DAEA, quem entrou com algum embargo ou afim? Mas meu voto foi consciente, achei estar votando no melhor. Mas obrigado pela visita, querida amiga.

Cidadão Araçatuba disse...

Muito bom seu texto Zé, assino embaixo camarada!
E assumo; mea culpa, muito embora não escolhi esse administração, aliás, não escolheria nenhuma que emana do povo na verdade, governar para os menos favorecidos, humpft! Balela!
Se não sabemos votar, como poderíamos comandar?
Abração!

Ventura Picasso disse...

Zemirtus, amigo meu:
Texto infernal; vc parou na boca do inferno! Sabe porque? Vc escreveu ai em baixo:"Eu pensei e votei na atual situação..."; tá vendo meu?
Prestenção: Voce como o resto dos eleitores pensaram na informação publicitária e votaram na melhor propaganda. Já ouviu falar em milhões de dolares para fazer uma campanha política? O marketeiro é quem devia de ir preso quando o candidato bandido rouba. Ele é o responsável pela vaga que o ladrão institucional ocupa. Tenho saudades do tempo em que se fazia campanha vendendo estrilinhas...rsrsrs

Rita Lavoyer disse...

José Hamilton obrigada pela participação lá no meu blog. Quanto ao seu texto, remeteu-me a esta canção, que também vou publicar lá no blog do Picasso. Só para descontrairmos
Obrigada.

Heavy Metal do Senhor
Gabriel Caetano

O cara mais underground
Que eu conheço é o diabo
Que no inferno toca cover
Das canções celestiais
Com sua banda formada
Só por anjos decaídos
A platéia pega fogo
Quando rolam os festivais...

Enquanto isso Deus brinca
De gangorra no playground
Do céu com santos
Que já foram homens de pecado
De repente os santos falam
"Toca Deus um som maneiro"
E Deus fala
"Agüenta vou rolar
Um som pesado"

A banda cover do diabo
Acho que já tá por fora
O mercado tá de olho
É no som que Deus criou
Com trombetas distorcidas
E harpas envenenadas
Mundo inteiro vai pirar
Com o heavy metal do Senhor...

Ventura Picasso disse...

Zemirtus:
A Rita já bateu a vontade e agora vem assoprar. Recomenda o que vc mais gosta: Ladainha de procissão Heavy Metal do Senhor. Amem!

HAMILTON BRITO... disse...

Oh! votei no candidato do seu partido porque, na ocasião, era a melhor alternativa. Em quem vc queria que eu tivesse votado? Ele era o melhor.Acha que vou atrás de marqueteiro? Uai, O homem daqui agora não presta mas do de lá vc não fala nada. Sabe porquê? Por que ele não te decepcionou. E ai, continuo votando no PT ou só abandono o Cido? A podridão esta na política, o marqueteiro se serve dela, tadinho.E tem mais, a Rita não bate em ninguém, linguarudo.

Rita Lavoyer disse...

Ai, Picasso! O olho roxo no olho do Zemirtus não foi dado por mim, mas pela Marianice! KKKKKKK
Voti! A mulher tem poder!!!!!!!!