Meu primeiro livro virtual

terça-feira, 23 de setembro de 2008

JOAO GOMES GUIMARÃES


João Gomes Guimarães, nasceu em Silveiras, no Estado de São Paulo. Filho de Pedro Gomes Guimarães e Constantina M. Lima Guimarães. Iniciou sua carreira profissional na rede ferroviária em Rio Claro, trabalho em Lins onde também foi coletor e veio para Araçatuba como Julgador Da Secretaria Regional Da Fazenda Do Estado De São Paulo, até se aposentar. Teve como descendentes: Pedro Gomes Guimarães Neto, José Nazareth Gomes Guimarães Sobrinho, João Gomes Guimarães Filho, casado com Ester Senna Guimarães, já falecida; Carlos Roberto Gomes Guimarães,casado com Aparecida Pena Guimarães,Vitorino Constantino Gomes Guimarães, casado com Marina Melo Guimarães, Ada Maria Guimarães, casada com Vicente Costa


JOÃO, TU ES PETRUS
Virtudes básicas: moralidade e compostura.Em todas as ações sociais, visava devolver ao menos favorecidos, uma dignidade que se esvaia: exemplo desta preocupação, foi o empenho dedicado naquela que foi a sua grande obra: a Creche Santa Clara de Assis..Em virtude de sua reputação construída na vida profissional e social, conseguiu abrir canais de diálogos em todas as camadas da população e assim, conseguia os meios necessários para as suas obras. Elas dificilmente sofriam qualquer processo de paralisação. Senhor João era metódico; gostava de respeitar horários. Sobretudo os de levantar, comer e descansar; gostava da sua cadeira de balanço, local de suas leituras dos jornais, revistas e livros. Destes, admirava o gênero policial, a ponto de ter uma coleção de Ellery Queen.Frequentava às missas, pois era católico fervoroso.Tinha um sonho...conhecer Brasília. Realizou-o acompanhado do filho Raul e sua esposa, dona Vilma. Emocionou-se com a pompa e circunstância do desfile de 7 de setembro. Era um homem sensível, não surpreende que tenha trabalhado em prol das crianças.Sem ser político, sabia como fazê-la em benefício dos necessitados.
Senhor João seguiu uma trajetória única na assistência social de Araçatuba.Nenhum outro se assemelhou a ele em elegância, em dedicação e em competência para estabelecer prioridades.Enquanto o mundo decidia se ficava na esquerda ou na direita, o senhor João ia em frente, sem partidarismos, com a firme determinação de melhorar a vida das minorias. Humilde, tinha o hábito de usar sempre o plural majestático; sabia reconhecer a competência e a dedicação da sua equipe.Compunha-a pessoas que tinham a mesma dedicação e entusiasmo que ele: dona Elza Zonetti, dona Martina Rico, Dona Maria dos Anjos, senhor Antonio Fileto, senhor Olegário Ferraz e sua dedicada esposa. Além da creche Santa Clara e Assis, são frutos do trabalho desta equipe a construção da capela do cemitério, reparo no Centro Social São José, assistência aos asilos, sobretudo ao São Vicente de Paula; qualquer necessidade na igreja matriz, monsenhor Vitor logo era atendido por qualquer deles ou pela equipe inteira. Não ficava preocupado com grandes causas ou realizações. Preocupava-se apenas com as possíveis e úteis e a elas se dedicava: a pequena e modesta capela do cemitério é um bom exemplo . Para conseguir o que queria para as suas obras, era uma pessoa bem articulada com toda a sociedade Araçatubense e seu nome era respeitado muito além dos limites desta velha senhora, como a chama o elegante e competente Napoleão Xavier.Os recursos que eram conseguidos primordialmente fora das esferas do governo, pois o gasto com o social era irrisório, não havia política para o setor e a desigualdade era considerável. M.de Conti disse: Algum dia, em algum lugar, hás de encontrar-te consigo mesmo. Só de ti dependerás. Então, que seja a tua hora mais amarga ou o teu momento mais sublime¨...e então, o senhor João teve o seu momento mais sublime pois foi a pedra sobre a qual se sustentou a esperança de muitos.


HAMILON BRITO Academia Experimental de Letras




2 comentários:

Unknown disse...

PARABÉNS PELA BIOGRAFIA DO MEU QUERIDO E SAUDOSO AVÔ, ME CHAMA PAULO SÉRGIO L.GOMES GUIMARÃES, FILHO DE JOSÉ NAZARETH GOMES GUIMARÃES SOBRINHO( IN MEMORIAN) E ANTONIA L.GUIMARÃES.
HJ MORO EM MANAUS-AM MAS MINHA FAMILIA AINDA RESIDE EM ARACATUBA=SP.UM FORTE ABRACO.

Unknown disse...

Caro Sr. Hamilton, alem da homenagem que proporcionou a familia Guimarães, nesse seu relato sobre meu avô, prestou-me um enorme serviço. Reencontrei meus primos e pudemos restabelecer contato.
Fica aqui, em público, meus sinceros agradecimentos.

José Henrique G. Guimarães
São Paulo - SP