Meu primeiro livro virtual

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Se eu falo vocês não acreditariam. Ta aí....

Transcrito do blog : PIMENTA E POESIA - Visitem-no
MARIA TEREZA MARÇAL CARDOSO
Itaúna. MG.


domingo, 29 de maio de 2011VOCÊ

JÁ ALIMENTOU SUA ALMA HOJE?

É bíblico: "Nem só de pão vive o homem...", no meu caso, nem só de pão integral, granola e cia., porções de frutas variadas e saladas coloridas, 0% disso...0% daquilo (gorduras trans e acúcares). É preciso buscar os 99% de sentido e beleza, os 100% de alegria e prazer. Foi pensando nisso que Deus permitiu que os homens publiquem suas obras, roteirizem suas histórias, pintem seus quadros, modelem suas esculturas, componham suas músicas, criem suas receitas, expressem a beleza e a contudência da alma por meio das palavras. Foi por isso que Deus salpicou o tempero da poesia em algumas criaturas, as cerejas do bolo das suas criações, o Créme de La Créme, como dizem os franceses. Cientistas, cozinheiros, músicos, poetas, artistas, alquimistas que sintetizam porções de alma para nutrir a nossa. Eu sou uma pessoa que necessita muito disso: estar com a alma alimentada. Tenho fome de vida, de beleza, de poesia. Olho em todas as direções e mesmo sem querer, poetizo. Não consigo não enxergar a poesia, ela me persegue e eu a persigo, quando nos encontramos é sempre um êxtase, um encontro sagrado. Talvez seja por isso que tenho grande dificuldade em lidar com pessoas frias, pouco gentis, amargas, sem tempero. Gosto de gente temperada, até mesmo destemperada, porque para o destempero ainda há jeito...mas para a ausência de alma, nem com eletrochoque de poesia. Nem um banho de imersão no legado de Vinícius de Morais, Tom Jobim, Cecília Meireles, Drummond, Mário Quintana, Fernando Pessoa, Ferreira Gullar, Rubem Alves, Guimarães Rosa, Florbela Espanca, Adélia Prado, Cora Coralina...Hamilton Brito...Poetas que transformaram e transformam palavras em alimentos vivos, pra gente saborear e sentir a vida pulsando e o coração batendo forte. E entender que viver é muito mais que o espaço entre segundas feiras, compras, gastos, contas a pagar, problemas a resolver, pesos a perder, rugas a diminuir, filhos para criar, alunos para ensinar, reuniões para cumprir.
Nesse domingo maravilhoso tomei meu café da manhã saboreando sim, meu novo cardápio saudável, mas a poesia estava na mesa, junto ao meu Amor e na presença de um amigo poeta muito especial. Presença viva, porque há pessoas tão especiais que são capazes de ser, sem estar. Sou uma mulher de muita sorte. Trago a poesia pra cada canto da casa e a vida se torna tão feliz como um café da manhã de domingo. Eu me alimento da poesia e ela de mim.


"A coisa mais fina do mundo é o sentimento".
(Adélia Prado - Ensinamento)


Imagem: Foto de Adélia, mineira de Divinópolis que, apesar de reconhecida e famosa, continua vivendo em seu sítio, na região. Não pinta os cabelos, nem faz plásticas: essa é Adélia Prado. (livrosliteratura.blogspot.com)



Poderá também gostar de:

LAVANDO A MINHA ALMA

Um comentário:

Rita Lavoyer disse...

Eu acreditaria. Por que não acreditar? Sei que nesta terra tem tanta gente boa, mas são os olhos de fora que veem mais. Continue sempre com os meus Parabéns!