Meu primeiro livro virtual

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

MILTON FREIRE


Milton Freire é natural de Poconé, no Estado de Mato Grosso. Filho do senhor Francisco do Amaral Freire e da senhora Oliva Gomes Freire.. Começou os estudos na sua cidade natal.Possui licenciatura em Contabilidade, adquirida na escola Joaquim Dibo, de Araçatuba. No Instituto de Educação Manuel Bento da Cruz, fez a Escola Normal, hoje magistério..Na faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Botucatu licencio-se em Ciências Sociais. Em Pedagogia, licenciou-se na Faculdade de Filosofia,Ciências e Letrss de Tupã.Terminou os seu curso de Direito, em Araçatuba, na InstituiçãoToledo de ensino.


¨OS HOMENS SE TORNAM O QUE SONHAM SER¨


Milton Freire nasceu em Poconé, no estado do Mato Grosso e veio para Araçatuba em 1959; conheceu Sílvia Lucia Marinho e com ela se casou em 1966. São filhos do casal : Milton Freire Junior, casado com Adriana M.Freire; Mílvia M.Freire Souza Barros, casada comEduardo Villaça Souza Barros;Síltom Marinho Freire, casado Milene Leite Freire e a filha do coração, Sueli de Fátima Freire. Possuem netos e netas..
E foi estruturado nesta base intelectual e familiar sólida que Milton Freire viveu e lutou; tendo conseguido o respeito da sociedade Araçatubense, pela qual dedicou toda a sua vida
Milton foi um homem voltado para a comunidade; filantropo por vocação não se absteve em nenhum momento de lutar em benefício daqueles que precisaram do seu suor ou da sua inteligência.
Gostava de ministrar cursos; tanto para casais como para noivos, primeiramente dava o exemplo da sua vida, ensinava pelo comportamento pois tinha uma família bem constituída e bonita., depois sim, lhes passava as teorias de a sua ampla formação intelectual.
Por pura vocação, não desperdiçava um momento no qual pudesse ensinar.
Para os filhos foi sempre fonte de inspiração e de coragem; pelo exemplo mostrou-lhes como viver de maneira profícua e honesta.
Ainda no seu trabalho pela comunidade, foi provedor e procurador jurídico da Santa Casa de Araçatuba; dedicado às atividades Rotarianas, foi-lhe fiel servidor.
Reconhecendo-lhe os méritos, a Fundação Educacional de Araçatuba, da qual foi conselheiro-fundador, deu seu nome ao prédio do Serviço de Atendimento Psicológico.
A loja Maçônica, da qual foi membro, deu à sua biblioteca o seu nome.
Foi vereador por duas legislaturas e em épocas nas quais não havia remuneração; então, trabalhou para o povo e deste recebeu o título de Cidadão Araçatubense, honraria mais que merecida.. Na vereança, foi secretário e Presidente da câmara.
Dedicou toda a sua vida à Araçatuba para onde veio, tendo o seu primeiro emprego na Construtora Araçatubense, do senhor Elízio Gomes de Carvalho. Depois, prestou concurso para fiscal sanitário da Prefeitura Municipal; tendo sido aprovado, ai fez carreira.
No magistério, foi secretário de escola em Penápolis; foi também diretor.Lecionou história geral e do Brasil e geografia geral e do Brasil. Também deu aulas de Organização Social e Política do Brasil.Lecionou ainda em Santópolis do Aguapeí e Clementina e foi diretor em Rubiácea.
Pessoa sensível, romântica, gostava de escrever. Lia os clássicos. Gostava da música Sacra.
Ouvia também popular, sobretudo a francesa. La vie en Rose e La Mer eram suas músicas preferidas.
Diria que Milton Freire foi um intelectual Aristotélico, ou seja, ensinava o que sabia sem nada impor, deixava que as pessoas escolhessem o que lhes servia.Nunca impôs suas teorias, conhecimentos para quem quer que fosse.

Um homem dedicado à família, à sociedade, aos amigos. Araçatuba é uma cidade que pode se orgulhar dos seus filhos....Milton Freire foi um deles, seguramente.
E assim ele foi.
E assim ele se foi...mas deixou saudades.


Um comentário:

sonia disse...

O sr. Milton através de seus sonhos se tornou um grande homem. E vc com essa crônica tbem esta realizando seus sonhos e com certeza se tornando um grande cronista e poeta.
Parabéns e sucesso.