Meu primeiro livro virtual

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PURCINA DE ALMEIDA

PURCINA ELISA DE ALMEIDA

José Hamilton da Costa Brito

Purcina Elisa de Almeida é natural de São Manoel,no Estado de São Paulo. Nasceu em 01 de novembro de 1881. Filha de José Mariano de Almeida e Maria Jacintha de Jesus. Concluiu os seus estudos, em São Paulo, no colégio Caetano de Campos em 1917, e em 1918 foi nomeada a primeira professora efetiva de Araçatuba, no Grupo Escolar Cristiano Olsen. No dia 07 de janeiro de 1921 casou-se com Antônio Ribeiro. Teve uma filha, Júlia Guiomar Ribeiro Gomes e três netos, Purcina, Paulo Boanerges e Heitor Gomes....

E ASSIM SE FEZ PROFESSORA.

“A missão da gente na vida é encontrar e seguir o próprio sonho”, Anne LeClaire.
Pois foi o que dona Purcina fez.
Acho que estamos aprendendo com a cultura oriental a expressar o sentimento de gratidão e prestar reverência àquelas pessoas que nos antecederam e que, com sua energia, dedicação e espírito de luta, deixaram um grande legado.
Ontem, o livro “Nos Trilhos do Centenário” em homenagem, segundo o mestre Hélio Consolaro, aos pioneiros que apostaram em Araçatuba; hoje, uma homenagem mais do que justa aos professores.
Dona Purcina foi uma mulher admirável e resoluta que soube transformar as dificuldades em realizações; acreditou que podia converter os seus sonhos em realidade, ao longo da vida.Ela sempre foi a gestora da sua carreira. Se o envelhecimento pode ser considerado um obstáculo, sempre soube se adaptar às novas necessidades que a vida lhe ia impondo.
Se houve momentos de crise, soube aproveitá-los para se reorganizar e seguir em frente..., dizia não ter tempo para perder.
Angústias, tristezas e problemas, os mais diversos, que são da natureza humana, nunca fizeram dela presa fácil das adversidades. Enfim, não temia o futuro. Olhava sempre para a frente e não compartilhava do pessimismo que grassava entre alguns dos seus parceiros de magistério.
Aprendeu a ser calma e perseverante para lidar com sua vida e com a vida daqueles que a circundavam.Se a compaixão é inata no ser humano, nela então foi a característica mais marcante;preocupava-se com as dificuldades e com as dores dos outros.
Segundo palavras do neto Heitor Gomes – “o poeta das multidões” – Dona Purcina não foi à procura do seu futuro nas cartas do Tarô; buscou-o no trabalho árduo, na dedicação à sua família e à sua profissão.Ainda, segundo Heitor, ela foi a primeira professora formada de Araçatuba e, além do seu trabalho oficial no Estado, no qual se revelou estupenda alfabetizadora, dava aulas particulares.
E como era ser professora na região de Araçatuba, naqueles tempos? A cidade era carente de recursos materiais e culturais, se sustentava, sobretudo na atividade agropecuária.Foi o contexto no qual se sobressaiu Dona Purcina.
Foi pioneira no magistério Araçatubense e por suas mãos, passaram ilustres figuras da nossa sociedade contemporânea. E não aconteceu por acaso. Ela possuía a capacidade de ouvir e aceitar os seus alunos. Estabelecia com eles uma relação de simpatia; compreendia as suas ações e reações; aceitava ou recusava suas atitudes, mas sempre estimulando e incentivando... Possuía o dom da flexibilidade.
Para ela, o aluno era uma pessoa digna de confiança. E, como foi também uma grande professora, imortalizaram o seu nome como patrona do então GESC do Jardim Juçara, desde 1971. Foi o reconhecimento da sociedade Araçatubense pela sua abnegação.
Segundo Thomaz Handy : " A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos"
Assim se fez professora.

José Hamilton da Costa Brito, membro do grupo experimental da academia

4 comentários:

Rita Lavoyer disse...

Essa professora não é daquelas que batia nos alunos? Santo Deus! Não podia estar viva ainda, para consertar o neto dela, aquele tal de Heitor Gomes.

HAMILTON BRITO... disse...

Olha amiga Rita, fiquei sabendo que ele se perdeu na vida, depois que a santa da avó foi para as planícies eternas, onde Manitu é rei.O ruim é que ele está tentando corromper o André.

Ventura Picasso disse...

Mirtus: Uma coisa é certa esse tal, Heitor Poeta das Multidões, nunca foi aluno dela.
kkkkkkkk

O Poeta das Multidões disse...

Tudo que falam de mim é intriga.VOcês não conseguem ver minha beleza interior. Por isso que eu tenho problemas. Sou incompreendido por todos. Heitor Gomes.